A Cirurgia mais realizada no Brasil consiste em separar o estômago, diminuindo sua capacidade e desviando uma pequena parte do intestino.
Para quem é indicada?
A Cirurgia Bypass Gástrico é Indicada para o Obeso avançado (IMC acima de 40) ou Obeso moderado (IMC acima de 35), associado a comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono e outras. O paciente deve ser estável do ponto de vista emocional e não tenha conseguido emagrecer com o tratamento clinico.
Como o Bypass Gástrico tem um efeito metabólico muito importante, levando a remissão do diabetes e hipertensão arterial em altos porcentuais, melhorando ainda o refluxogastroesofágico, a cirurgia pode e deve ser priorizada nesses casos.
Por que fazer?
Por duas razões principais:
Como é feito?
A Cirurgia pode ser feita por videolaparoscopia ou robótica, é necessária a instalação de pneumoperitoneo (colocação de gás na cavidade abdominal criando um espaço virtual), colocação de trocateres (aparelhos que deixam entrar instrumentos e não sair o gás), colocação de uma câmera ligada ao monitor HD, e com pinças e grampeadores especiais, é realizada a diminuição do estômago e o desvio intestinal.
Qual o risco?
Com o amadurecimento da cirurgia, melhora da anestesia, dos materiais e das imagens, o índice de complicação foi caindo. Abaixo ao de uma Colecistectomia ou Colonoscopia e muito menor que o risco da obesidade avançada.
Onde se posicionar no arsenal contra a obesidade?
Tratamento Clínico medicamentoso – até 10% de perda de peso.
Balão Intragástrico – entre 10 a 15% de perda de peso.
Gastroplastia endoscópica – 20% de perda de peso.
Cirurgia Bypass ou Sleeve – 30% a 40% de perda de peso.
Cirurgia via laparoscópica ou robótica?
Antigamente a cirurgia convencional era por cortes. A videolaparoscopia foi uma grande evolução, não tendo incisão, o desconforto é menor e a recuperação mais rápida.
Com a cirurgia robótica houve uma nova evolução, o cirurgião senta-se a um console com um visor 3D (na laparoscopia é de 2D) e controla as pinças conectadas no abdome do paciente que são mais elaboradas.
A cirurgia robótica agrega tecnologia e precisão, esse caminho é o futuro das cirurgias e não tem mais volta, podendo valer a pena fazer a cirurgia robótica.
A Clínica Imec, um Centro Médico Paulista, especializado em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Gastroenterologia, otimiza o processo pré operatório do paciente, reunindo na mesma planta física médicos especialistas , Equipe Multidisciplinar e exames pré operatórios e de acompanhamento.
Av. Dr. Ricardo Jafet, nº 148
Ipiranga
São Paulo, SP
CEP: 04260-020
11 2179.7979
11 9 9138.6666 (whatsapp)
Ser reconhecido como a melhor solução em diagnóstico e tratamento médico-cirurgico com eficiência, acessibilidade e excelência.
Prestar serviço na área da saúde, por meios multidisciplinares, com excelência na qualidade dos tratamentos e oferecendo soluções individualizadas, superando as expectativas de nossos pacientes.
Integridade moral, ética, responsabilidade social, honestidade, humildade e pluralidade junto aos nossos clientes e colaboradores.